Últimas notícias e matérias especiais em saúde

domingo, 14 de março de 2010

Ombro Doloroso

A etiologia do ombro doloroso pode ser derivado a patologia não traumáticas ou patologias traumáticas.

Assim, nas patologias não traumáticas encontram-se a periartrite escapuloumeral, rotura da coifa dos rotadores, bursite subacromial, bursite escapulotorácica, capsulite, artrose e tendinite calcificada.

Nas patologias traumáticas existe a fractura da clavícula, luxação acromio-clavicular, luxação esterno-clavicular, fractura da omoplata, luxação do ombro e fractura do colo do úmero. Todas estas patologias podem ser a origem da síndrome ombro doloroso.

Considerações anatomicas

A mobilidade desfrutada pelo membro superior advém em parte das estruturas conhecidas como a cintura escapular ou, complexo articular do ombro. É através dessa unidade funcional que o braço, antebraço, pulso e mão são ligados ao esqueleto axial e por controlo dessa unidade é que o úmero pode ser posicionado.

A cintura escapular inclui duas clavículas, duas escápulas e o esterno. Estes ossos são responsáveis pela transmissão de forças dos membros superiores para o corpo. A cintura escapular é considerado um sistema mecânico aberto, isto é, os lados esquerdo e direito não são ligados directamente e, portanto, podem mover-se de modo independente. A fixação indirecta entre o lado esquerdo e direito é através do manúbrio do esterno. As escápulas não são ligadas entre si ou à coluna vertebral, embora se considere que existe uma falsa articulação entre a face anterior de cada escápula (fossa sub-escapular) e os tecidos que estão entre ela e as costelas. Esta é geralmente denominada articulação escapulotorácica. »»

Nenhum comentário:

Postar um comentário