Últimas notícias e matérias especiais em saúde

quinta-feira, 18 de março de 2010

Fibromialgia

Se você sente dores musculares espalhadas em várias regiões de seu corpo, rigidez matinal, fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça constantes, depressão, e ainda problemas intestinais, você pode estar sofrendo de fibromialgia.

A fibromialgia é uma síndrome dolorosa, de causa desconhecida, que acomete preferivelmente as mulheres com idade entre 40 a 60 anos e caracteriza-se por dores difusas, sendo estes sintomas influenciados por alterações climáticas, stress emocional, grau de actividade física, etc.

O Colégio Americano de Reumatologia definiu em 1990, critérios para a classificação da fibromialgia que inclui dor músculo-esquelética difusa e presença de onze pontos dolorosos(tender points) entre as dezoito áreas a serem pesquisadas.

Atenção Não confunda fibromialgia com síndrome de dor miofascial.


Pacientes com fibromialgia e com a sindrome de dor miofascial têm aspectos comuns entre eles: a dor musculoesqueletica crónica. Em ambos os casos são propostos tratamentos para diminuir a dor e melhorar a função, porém as estratégias são diferentes.

Os trigger points (pontos dolorosos) são comuns na Sindrome Miofacial e são tratados localmente com injeções, sprays e alongamentos; técnicas de liberação miofasciais; alongamentos e resistência e exercícios posturais específicos nas regiões envolvidas.

Na fibromialgia, os tender points (pontos dolorosos) são tratados com remédios sistémicos incluindo medicação oral, alongamentos globais, condicionamento aeróbico e trabalho cognitivo-comportamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário