Últimas notícias e matérias especiais em saúde

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Sedentarismo

O sedentarismo é considerada uma doença, que afeta muitas pessoas nos dias de hoje, principalmente pela modernização de algumas áreas profissionais, pois as pessoas se tornam acomodadas para evitar qualquer tipo de esforço físico.
Felizmente, existem alternativas fáceis que podem solucionar esse problema e trazer um resultado positivo para o bem-estar.

Algumas atividades diárias, principalmente feitas por donas de casa (lavar, cozinhar, limpar, passar, etc) aparentemente concentram o mesmo esforço de um esportista, porém é uma falsa impressão. Estudos revelam que essas pessoas se comparam a uma que trabalha durante o dia inteiro em um escritório (quase uma sedentária). Sem dúvida os movimentos do corpo são equivalentes, mas a capacidade cardio-respiratória do organismo não tem gerado nenhuma alteração.

Posso me considerar um sedentário?
Você pode se considerar um sedentário, a partir do momento que você não estiver disposto a praticar atividades físicas. Até mesmo uma simples caminhada até a padaria da esquina se torna algo cansativo. Isso é um grande indício de sedentarismo. Porém este tipo de avaliação só pode ser feita por um médico especialista, como um Angiologista que pode avaliar sua circulação sanguínea ou um médico especialista do esporte que é a mais recente especialidade que analisa profundamente a prática esportiva, e aplica diversos tipos de atividades físicas em benefício da saúde.

Como posso evitar o sedentarismo?
Você pode começar com exercício simples, como fazer caminhadas leves. Por exemplo: Surgiu um convite diferente hoje? Ao sair de casa você pode estacionar o seu carro a dois quarteirões antes, ou descer dois pontos de ônibus mais distantes do destino. Aproveite este percurso e de uma caminhada, este exercício já lhe trará resultados. Porém não acredite que isso lhe fará sair do grupo dos sedentários. Busque um auxílio médico e pratique os exercícios indicados com acompanhamento.

Como posso iniciar exercícios físicos?
Para iniciar qualquer tipo de atividade física você precisa de aconselhamento especializado. Isso irá lhe garantir segurança e evitar aborrecimentos com o seu corpo. Agende uma consulta com um médico especialista do esporte e veja se ele irá lhe pedir exames detalhados, pois isso irá ajudar a decidir como será sua adaptação aos exercícios físicos. Sem antes passar por esse estágio é inviável recomendar qualquer prática de esportes ou atividades físicas que não esteja de acordo com a realidade de cada caso.

É necessário fazer algum tipo de exame antes de iniciar as atividades físicas?
Sim. São necessários exames laboratoriais, espirométricos, atropométrica, potência muscular, flexibilidade articular e capacidade aeróbica, todas essas avaliações da aptidão física serão solcitadas pelo médico especialista.

Preciso de orientações para fazer atividades físicas?
Sim. Sobre orientação de um médico do esporte você evita complicações físicas, dores musculares, traumas e até mesmo lesões que só poderão ser tratadas com cirurgias. Uma orientação adequada lhe dará uma direção mais realista de quais os exercícios você poderá praticar e para quais exercícios você poderá progredir.

Por que um personal trainer ou médico do esporte?
Porque apenas um profissional médico capacitado ou um personal trainer está apto a recomendar quais os tipos de exercícios apropriados para o seu corpo. É muito comum que a atividade física desorientada gere ainda mais complicações, por exemplo, uma pessoa que exige mais que o seu corpo pode suportar tem maiores chances de distinções musculares ou qualquer outro tipo de lesão.

Quais os tipos profissionais que preciso buscar orientação?
São 03 tipos de profissionais: o médico desportista, o educador físico e o nutricionista. O médico desportista vai investigar o histórico clínico, avaliar os exames e diagnosticar o melhor exercício a ser praticado, o educador físico vai acompanhar a execução sempre atento se os movimentos estão de corretos e de acordo, já o nutricionista vai instruir a alimentação composta por vitaminas, proteínas, carboidratos, etc que serão o complemento ideal para o tratamento completo.

Preciso sempre de um acompanhamento especializado?
As pessoas não são iguais e não há condições de classificar o tipo de atividade para todos. Podemos cair em um erro ao escolher uma modalidade sem um acompanhamento médico especializado.

Como evitar um sedentarismo?
Primeiro passo é a adesão ao exercício e uma mudança bem-sucedida do comportamento. Se você fuma, procure abandonar esse hábito, se o seu peso está muito fora do normal, é importante controlar a alimentação, se costuma identificar nível de stress também esteja atento(a) para acabar com ele.

Algumas pesquisam revelam que grande parte das pessoas desistem das atividades por alguns fatores sociais e pessoais, como: desanimar com muita facilidade, não fazer nada a mais do que o habitual, não se organizar ou ter uma personalidade agressiva. Sendo assim, uma mudança cultural sobre essas verdades psicológicas é o princípio para evitar o sedentarismo.

Sua confiança e determinação podem alterar consideravelmente a qualidade da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário